sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Semana 2 - Atividade 1

Nesta segunda semana, além de leituras e visualização de vídeos, foi ainda possível explorar algumas das ferramentas disponibilizadas.

De forma a conhecer melhor o presente tema, comecei por fazer uma primeira abordagem pesquisando em http://en.wikipedia.org/wiki/Open_educational_resources e http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/access-to-knowledge/open-educational-resources/, já referidos neste blogue em post anterior.
Posteriormente, além da leitura e análise de diversos documentos disponibilizados para este tópico, foram ainda efetuadas outras pesquisas tanto de artigos como de vídeos, tendo dois deles sido escolhidos para constar da atividade realizada (um espanhol e outro inglês) e que considero bastante interessantes.
Dos documentos consultados, destacamos a Declaração REA de Paris 2012 http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html, o vídeo sobre Educação Aberta http://www.youtube.com/watch?v=4t1uwfzrMkI&feature=youtu.be, o livro "Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas" http://www.livrorea.net.br/livro/home.html e o artigo retirado do referido livro e intitulado "Educação Aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos" de Andreia Inamorato dos Santos http://www.artigos.livrorea.net.br/2012/05/educacao-aberta-historico-praticas-e-o-contexto-dos-recursos-educacionais-abertos/.
Foram ainda lidos diversos artigos que constam do LiveBinders - OER, entre eles, "The Cape Town Open Education Declaration"e "5 Places to find free Educational Ebooks" http://www.livebinders.com/play/play?id=770695.

Das várias ferramentas exploradas, para a elaboração deste trabalho foi escolhido o Mindomo, por ser o mais amigável, muito intuitivo e de fácil utilização.
A atividade realizada está alojada em http://www.mindomo.com/mindmap/educao-aberta-21115301ea5247e28e4e21a3236fe188

Foi um trabalho muito interessante, trabalhoso e muito produtivo, que permitiu não só abordar um tema de tanta pertinência como é a Educação Aberta e os REA, mas também a exploração de diversas ferramentas, com especial destaque para o Mindomo.

Sem comentários:

Enviar um comentário